Páginas

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

'acabou' ou 'porque prefiro os meios'

antes de falar dos últimos dias em londres e do fim de semana em portugal (olha só, preparem-se para ouvir muito sobre isso nos próximos posts...), quero falar de forma geral da viagem.

ok, vamos pular aquela parte do 'ah, aprendi a valorizar o brasil, a comida, meus amigos, minha família', porque isso não é assim tão verdade...

lógico que a viagem não acabou. aliás, gosto de colocar um ponto final no início de meu nome justamente por isso. sim, porque eu não acabo. não acabo porque não começo. ou começco pelo fim, não sei, mas o que quero dizer é que estes 32 dias longe do 'meu' país [este país que me engana...] não foram nada de mais.

não entendam isso como um ato esnobe. curti muito ir para europa e conhecer londres, paris e lisboa. muito mesmo. vivi coisas únicas que poderiam virar livro ou filme, tão interessante que foi, pelo menos pra mim.

com certeza foi um marco, mas não foi a viagem da minha vida, não foi o melhor acontecimento, não será a coisa mais importante que fiz ou farei.


eu quero é mais.

agora vai parecer contraditório (e é mesmo), mas essa viagem significou muito mais que conhecer outros países, monumentos, museus.

é difícil mensurar e pode parecer besteira, mas ficar de bobeira em frente ao rio tejo e conhecer a casa onde morou fernando pessoa, por exemplo, foram alguns dos pontos mais altos, mais até que ver a torre eiffel, entende? visitar lugares em que cineastas e outros artistas franceses se encontravam (estes que nos influenciam até hoje) foi mais legal quer ver o big ben. andar e se perder pelos becos frios e estreitos de londres pode ser mais interessante que simplesmente tirar foto segurando nos peitos de cera da angelina jolie no madame tussauds, como costumam fazer, sabe?

não descarto a diversão nem a alegria que me proporcionam alguns prazeres momentâneos e fúteis, mas o que quero, procuro e valorizo são as coisas que ficam, que perduram.

por isso prefiro os meios
.
.
.
não os começos,
.
.
.
nem os fins.
.
.
.
.
.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

ultimo post em londres, amanha... portugal e depois, brasil, il, il, il....

passando rapidao, ultima postagem de londres, cidade que amei, simplesmente amei, com certeza volto pra ca em breve, muito breve, logo logo...

ganhei duas festas de despedida, acho que coloquei alguma coisa la no album. muito legal, fiquei emocionado, teve gente que fez ateh declaracao pra mim do tipo:

"dos seis meses que estou aqui, voce foi a unica pessoa que me fez sentir vontade de sair e curtir a cidade"

ou

"ah, que graca vai ter londres sem voce aqui?"

acreditam?

nossa, nao pensei que ia ser tao bom conhecer londres.

curti muito, muito. vou sentir saudades desses estrangeiros loucos que conheci, serio mesmo. cantaram ateh musica especial pra mim....

amanha vou pra portugal, portugal.....

bom, essa semana fui em varios lugares tambem, entre eles:

barbican centre (um sesc, soh quem bem maior)

museu de cera madame tussauds (nao entrei... pra que tirar foto com pessoas feitas de cera?)

igreja hillsong (muito boa, alto astral, me senti bem, muito bem)

chinatown (tipo liberdade)

camden town (depois do fogo)

soho (considerado o bairro gay, mas nao entendi porque)

stockwel (a estacao que o jean charles foi assassinado pela policia britanica... )

convent garden (de novo)

etc, etc, etc...

o que importa nao sao os lugares que fui, mas como fui, o que vi, o que vivi...

isso nao tem explicacao, nao tem preco...

tudo tem valido muito a pena aqui e por isso vou indo pois ainda preciso aproveitar meu ultimo dia aqui, entao fui, bye... nos vemos em breve.

viva londres, viva paris, viva portugal, viva eu, viva voces, viva amy winehouse.

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah.... confesso que estou com saudades do brasil, mas muito triste por ir embora daqui.

queria ficar mais. que saco, que saco.

que saco.

fui.

bye london.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

museus de londres

.rodin
.
chega de brincadeira agora, certo? vou falar um pouco dos museus que visitei esta semana aqui em londres. falar nao, vou soh citar porque tenho pouco tempo...

esta temporada aqui tem sido muito boa em todos os aspectos e no cultural, nem se fala. cinema, teatro, literatura, exposicoes... estou indo em todos eventos e lugares que consigo e nao so ido, mas aproveitado mesmo. anoto tudo, pergunto, aprendo. e nos museus tambem. ok, nem sempre eh legal visitar museus, mas eh bom em varios aspectos.

sabe aquelas obras famosas que a gente sempre ouve falar? entao, imagine voce vendo aqui, frente a frente... original! eh uma experiencia fantastica, indescritivel, principalemente pra quem gosta de arte, como eu.

e outra. quase todos os museus daqui tem entrada gratuita. eu entrei de graca em todos... isso porque quem estuda artes, historia e arquitetura nao paga... a carteirinha de estudande da puc nao me deixa pagar meia em sao paulo, mas entro de graca no museu em londres, acredita?

fui em quase todos os museus da cidade. ja falei de alguns deles dias atras, mas essa semana visitei estes:


british museum

o mais imponente de todos. dah pra ficar um dia inteiro la e vale muito a pena. tem desde obras chinesas de nao sei quantos mil anos atras ateh objetos novos, deste ano, inclusive.


victoria and albert

vai ser repetitivo, mas tambem eh impressionante. sabe o que eh ver rodin original, casanova... eu disse casanova! fora os outros britanicos e tal. as esculturas, os quadros, as joias... historia pura.

science museum

mais direcionado, mas nao menos interessante. tem exposicoes bacanas e uns jogos educativos bem legais. eu tentei jogar um para melhorar o aquecimento global, mas acabei demitido pela primeira ministra...


cartoon museum

nossa! cartoons com mais de 300 anos. e tem uns novos tambem... sem contar que o pessoal que trabalha lah eh super prestativo. ah, tem aulas de desenho tambem.

tate modern

nem parece museu. tem muito artista contemporaneo, mas tem tambem muito surrealismo (que curto muito), poesia e literatura. vale muito a pena, tanto eh que voltei lah depois. ah e tem um chocolate quente muito bom tambem. se for lah, nao deixe de tomar.

photografer`s gallery

fotos. fotos, fotos. uma aula de criatividade pra quem trabalha com fotografia e cinema...

museum of london

tambem gostei muito desse pois conta a historia da cidade. e tem tambem um memorial para os mortos naquele atentado de 2005 lembra? (agora nao lembro se foi em 2005, vou checar). eh lah que ficam os primeiros muros construidos pelos romanos para demarcar os limites da cidade.

natural history museum

tambem segmentado, mostra a historia da vida e o que eles acham que acontecera no futuro.

sherlok holmes museum

divertido. tem varias coisas do detetive mais famoso do mundo.

algumas fotos....


mais fotos no picasa.
.
.
.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

brit awards

antes de falar dos outros lugares que visitei, preciso falar do brit awards que esta acontecendo agora ... eh tipo o grammy aqui da inglaterra... o paul mcartiney esta lah, o elton john esta lah, o oasis esta lah e quem mais?

eu!

hahaha.... serio, eu dei uma de tiete e fique lah perto do tapete vermelho esperando os artistas chegarem, sabe?

nao sei porque fui, mas acho que eh o frio que tem alterado algo em mim, porque sempre odiei essas coisas, sempre.

imagino o que meus amigos cults vao dizer disso.... ahahah.

ai, ai, esse blogue ja foi melhor, viu....

mas eu ri tanto, mas tanto, mas tanto, que ateh doeu o maxilar. nem sei porque ri. ah, acho que eh porque vi as garotas chorando quando viram os caras do take that. nossa, muito comedia, soh estando lah mesmo pra ver....

e sempre achei muito idiotas essas pessoas que ficam gritando o nome dos artistas e tal, mas nao sao nao... elas sao um barato, pode acreditar.
uma pena nao ter visto a amy rehab winehouse....

bom, fiquem com algumas das fotos em primeira mao....
.
estes grupo eh o take that... (take o que? that... pode acreditar, por aqui eles sao mais famosos que o papa... e eu estou atras deles soh pra aparecer na tv britanica, ta vendo a luz da camera ali???)
.
esse aih sou eu me achando soh porque estou no artist entrance (ah, este chapeuzinho ta fazendo muito sucesso por aqui.... rs)
.



a entrada do teatro

.

.

.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

terceira semana em london...

/para ver algumas das fotos ateh agora, clique aqui/

...

essa foi minha terceira semana aqui e, como disse, foi corridissima... por causa disso, nos proximos dias nao tenho muita coisa pra fazer, pois ja passei por quase todos os lugares que queria... e hoje fico o dia todo na escola, mas estou com tanta preguica, mas tanta, tanta, tanta e o frio lah fora estah tao grande, que decidi fazer um resumao dos ultimos dias...

eh mais ou menos isso:

abbey road
ja falei no post anterior, mas vale ressaltar que no estudio abbey, que fica ali pertinho ja foram gravados discos do radiohead, pink floid e outros...
.
.

musical - o fantasma da opera
nao sou muito de fa desses grandes espetaculos, mas vir pra londres e nao ver nenhum musical seria o fim, entao resolvi, por insistencia de uma amiga que ja tinha visto zilhoes de vezes, o fantasma da opera... muito bom. muito mesmo. depois coloco um trecho do video aqui, mas vale a pena... e tive sorte porque fiquei bem na frente, pela metade do preco, soh porque umas pessoas desistiram... sorte demais, mas leia o comentario abaixo...
.
.
musical - o rei leao
como eu sabia que nao veria tudo, resolvi fotografar todos os teatros e musicais... eis que, quando estava passando em frente o teatro que passava o lion king, um cambista abordou a mim e minha amiga vendendo ingresso por 30 libras. nao estava a fim de ver, mas ele baixou pra 20. ja quase na esquina ele gritou 10 pounds! ahaha... ah, demorou! entramos e tambem valeu a pena porque eh um espetaculo muito bonito.

o mesmo aconteceu quando o pessoal foi ver chicago. como eu ja tinha visto, nao quis ver de novo, mas o pessoal chegou minutos antes e comprou pela metade do preco.

fica aih a dica...

pub - spice of life
como eu disse pro pessoal daqui, eh o pub mais pub que tem. alem de ser um dos unicos lugares que vendem um fish and chips decente, sempre rolam uns shows de blues bacanas. no dia que fui rolou uma jam session que foi demais...
.
.
bbc
sabe a rede bbc de londres? entao, dei uma passada e fiquei morrendo de vontade de trabalhar por lah... quem sabe um dia?

london fashion week
obviamente nao fui em nenhum desfile. primeiro porque acho uma chatice, depois um desperdicio de grana... mas eh legal pra tirar um sarro.

cinema odeon
nao tem calcada da fama, mas tem um monte de mao de artistas famosinhos. eh bem tradicional por aqui e sempre tem filmes bons passando por lah.

fox film
soh passei por achar legal mesmo, mas nao fiz nada de interessante lah.

hyde park
a primeira coisa que lembrei quando cheguei foi da peca do ivam cabral, dos satyros, faz de conta que tem sol lah fora. a peca eh maravilhosa e tem uma cena que a moca pergunta pro cara se ele conhecia o hyde park. ele responde que nao e ela diz alguma coisa do tipo: como voce nao conhece? eh o pulmao de londres... aih ele pergunta se ela ja tinha estado em londres e ela responde que nao eh preciso estar no lugar pra conhecer...

a peca eh muito boa e triste tambem, assim como triste eh londres de vez em quando. e os satyros tem umas pecas tristes. e reais. e por isso tristes, sei lah. nem taaaao tristes assim, mas bem reais. ok, nao tao reais. enfim, nao consigo explicar, mas se eh dos satyros, a probabilidade de ser boa eh de quase 100 por cento.
.
hyde park
.
guanabara
eh uma casa de show brasileira. tirando o mal atendimento na entrada, as aulas de samba e os videos do eh o tcham, ateh que vale a pena. no dia que fui teve uma banda de bossa nova, entao ouvi muito tom jobim e companhia. foi divertido.

cansei, depois volto pra falar dos museus, dos bairros e outros lugares bacanas que visitei, ok?!

.
.
.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

causando na abbey road

bom pessoal, essa semana foi com certeza a melhor por aqui, fiz tanta coisa que nem me lembro, mas passo soh pra deixar algumas fotos, depois falo como foi, ok?


lembram do povo que conheci em paris? entao, eles disseram que nao largariam mais de mim, entao os levei para abbey road e pra um piquenique no hyde park, entre outras coisas...

a abbey road ficou famosa por causa daquela capa do cd dos beatles (abaixo).
.
.
pois eh, fui la... vejam o resultado!
.

.
ah, mas isso nao bastou... apostaram comigo que eu tiraria a camisa num frio de 2 graus e olha soh...

.

[imagens removidas pelo autor...]

.

mas tirar a camisa nao foi o pior, mesmo num frio de 2 graus... o pior foi pagar o mico de cantar uma musica bem na esquina da abbey...
.
veja o video neste link....

http://patinhapcf.multiply.com/video/item/10/EuLucas_-_The_Beatles
.


e aqui uma foto ao contrario, a pedido da isabella...
.
eh isso, daqui a pouco volto com o resumo da semana...
.
.
.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

em paris

em londres... dia dos namorados...

mas o que tenho que falar eh sobre paris, certo? entao vamos resumir porque o tempo eh curto...


apesar de soh falar tres palavras em frances (carrefour, monamur e abajur) essa foi a viagem mais impressionante que fiz, com certeza. nao ligue se eu encher este post de palavras como `impressionante`, `bacana` e tal, porque realmente foi impressionante.


paris eh realmente incrivel, incrivel, nao soh pelos grandes museus e monumentos que transpiram cultura e historia, mas pelos detalhes das ruas, das pessoas, dos cafes, dos restaurantes, das calcadas, das placas.


isso sem falar que os principais filmes, aqueles que sao `modelo` sao franceses. nem vou citar os nomes agora, mas essa cidade parece ter uma atmosera diferente, mais cultural, sei lah.


nas linhas abaixo apenas um resumo do que aconteceu, pois nao teria como explicar. como foi em cima da hora, nao fiz um roteiro especifico, mas tinha em mente uns lugares que queria conhecer, que iam muito alem da torre eiffel, como a casa de espetaculos olympia, onde edit piaf se apresentava e o cemiterio onde estao enterradas algumas personalidades.


(obviamente, ninguem quis ir comigo nestes passeios...)


vamos ao resumao.


***
resolvi de ultima hora visitar paris.

acabei fazendo um pacote para 4 dias e 3 noites saindo na quinta-feira. estava tudo certo para ir pra amsterda (holanda), mas mudei de ideia em cima da hora e nunca vou me arrepender por isso. alias, eu nao entendo o porque da duvida! enfim, fui pra estacao de trem (st. pancras), pois ia de eurostar, aquele que passa por debaixo do atlantico...

para economizar, escolhi quarto compartilhado, entao estava meio apreensivo para saber quem ia ficar comigo. por mim podia ser qualquer um, menos adolescentes... chegando lah, encontrei uns alunos da escola onde estou... todos adolescentes...



a viagem no eurotunel foi tranquila. eh emocionante saber que voce esta embaixo do mar e de trem... duas horas depois estavamos chegando em paris.

***


quinta

chegamos lah pelas 21h e fizemos um pequeno tour noturno pela cidade e ja deu pra ver que aquilo seria o maximo. em menos de 10 minutos ja me deparei com a torre... f e n o m e n a l. seguimos para o hotel, muito bom por sinal, exceto pelo atendimendo daquele recepcionista chatao.

nessa hora o cara da agencia me deu a melhor noticia: meus companheiros de quarto tinham faltado, entao eu ia ficar sozinho, num quarto enorme, sendo que paguei para ficar com mais duas pessoas.... sortudo demais! de la seguimos para um fast food porque o metro ja estava pra fechar e fiquei zanzando pelas ruas de paris...

sexta

mais um tour, soh que agora diurno. acabei ficando amigo (pra variar) de uns brasileiros que, apesar de adolescentes, nao sao chatos, alias muito bacanas, sem aquelas frecuras tipicas da idade.
fomos para o trocadero, onde tiramos milhoes de fotos da torre... (fica a dica pra quem vai pra lah)... nessa hora, paguei minha lingua, pois sempre achei isso ridiculo (tirar foto de monumento). fomos entao ver uns pontos turisticos e a tarde seria livre.

passamos na opera house... onde mora o famoso fantasma da opera! (lembram do filme??)

entramos num acordo e decidimos ir ao arco do triunfo. jesus, o que eh aquilo? por serem menores os guris (todos do rio grande do sul) nao puderam ir ao topo do arco, entao fui com a unica nao-teenager do grupo, uma brasiliense fanatica por musicais.

meu, eu vi paris inteira lah do alto e me lembrei de varios filmes, cineastas.... realmente emocionante.

quer dizer, mais ou menos, porque tive uma leve vertigem lah no alto. passado o susto, descemos os 300 e poucos degraus e seguimos felizes e contentes pela avenida champs-elysees. a avenida eh bacana pra caramba e, depois de parar uma porcao de vezes nas lojas, principalmente de carros, roupas e livros (a primeira FNAC do mundo, por exemplo...) chegamos a place de la concorde.

esta praca eh famosa por causa da revolucao francesa, onde acontecem as grandes manifestacoes... sempre que tem greve o pessoal vai pra lah, entao falando da franca, isso acontece sempre...

pausa para comer um crepe autentico e mais caminhada.

fomos entao ao museu mais famoso do mundo... o louvre.

se por fora eh bonito, por dentro impressiona por todos os cantos. eh incrivel ! a mona lisa estah lah, mas isso eh o de menos. ah... (pra quem nao sabe ele eh a locacao principal de codigo da vinci, lembra???) precisei parar um pouco pra tentar entender que eu estava ali. sensacional. obviamente nao vi tudo por aquilo eh imenso.

de lah a primeira separacao entre mim e o grupo. todos queriam ir a um cabaret e eu nao, entao eu disse `au revoir` e fui jantar comida francesa de verdade. jantar em paris sozinho nao eh das melhores coisas, mas tudo bem. comi salmon au sauce a l`oseille... nada mais que o peixinho misturado com um pure de batata com cenoura... muito bom.

ainda nesta noite fiquei de metro em metro procurando aquela maquina de tirar foto igual no filme da amelie poulain (pra quem nao sabe, foi gravado lah tambem).
outro coisa que procurei foi o anao de jardim da amelie, mas tambem nao achei.
quando cheguei no hotel estavam todos com uma tromba porque disseram que o cabaret foi um licho! e ainda gastaram 55 euros por um showzinho de 1 hora...

ponto pro lucas.

***

sabado

acordei cedo pra aproveitar o cafe do hotel e voei para o palacio de versalhes. acho que um dos pontos mais famosos da franca. eh bonito sim, mas o que achei legal foi a casa da maria antonieta. (lembram do filme???) um pouco afastado da casa tem um pequeno monumento chamado templo do amor. bacana.

a gurizada queria ir na notre dame (lembram do filme???), mas achei que uma visita ao cemiterio de montparnasse seria mais interessante. foi o que fiz e novamente ponto pra mim, pois disseram que na torre nao tinha nada demais.

caras, eh um passeio estranho, mas visitei os tumulos da simone de beauvoir, sartre, samuel becket, julio cortazar, baudelaire... eu disse BAUDELAIRE, e outros. no fim achei que nao deveria ter ido, mas achei marcante, coisa incrivel mesmo porque a gente ouve falar e le livros destes caras, mas sei lah, estando ali... ah, deixa pra lah.

de lah tinhamos combinado de nos encontrarmos na torre eiffel, mas acabei nao subindo. se no arco eu passei mal, imaginem na torre... preferi admirar a beleza lah de baixo mesmo e foi muito bom!

nao consegui achar o grupo, mas conheci um colombiano que mora em londres e fomos visitar outros lugares que nao sao tao famosos, mas sao divertidos, como por exemplo o moulin rouge. obviamente nao entramos, mas tiramos umas fotos bacanas.

esse dia foi legal porque deu uma pane nos metros de paris, entao a gente ia pra varios lugares sem pagar nada! muito bom! (imagina se isso acontece em sao paulo!)

bom, depois fiquei andando por lah, comi baguete, crepe, mousse, soufle... (comida francesa NA franca eh a melhor coisa!)

ainda nessa noite aproveitei pra conhecer os principais cafes. fui no olympia, que era frequentado por edit piaf, godard, trufault, simone de bouvoir, sartre, marx, george orwell....

obviamente fui nuns cinemas de lah... mas nao vi nenhum filme... passei tambem no teatro de comedia francesa, que existe desde 1680. o voltaire, sabe o voltaire? entao, ele ia sempre lah.

na madrugada, voltei para o hotel e lah estavam todos com a tromba de novo porque o passeio deles foi horrivel, inclusive a subida na torre. entao eles disseram que nao iam mais se separar de mim... rsrsrs....

ai, ai...

ah, domingo perdi a hora entao soh deu tempo de tomar cafe e correr pra estacao pra pegar o trem de volta, as 13h...

bom, agora um resumo do resumo soh pra eu lembrar depois os lugares que fui e nao citei aih em cima...

torre eiffel
arco do trinfo
sorbonne (universidade de paris)
rua champs elisee
praca da concordia
museu louvre
museu rodin
praca luxemburgo
boulevard madeleine (dos cafes)
opera house
belleville (lembram do filme???)
moulin rouge
pinacoteca francesa
saint germain
cemiterio montparnasse
trocadero

tem outras coisas, mas o que pode ser dito eh isso, o resto soh na memoria.... e nessas fotos...
.



no arco do trinfo
.
na torre eiffel
.no louvre
..
.
essa foi minha trip em paris, vejam mais fotos aqui.
.
.
.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

londres em chamas

antes de falar de paris, queria dizer que comigo estah tudo bem. mudei de casa, alias uma casa estranhissima, mas muito bacana. tem outros estudantes lah e os donos sao bem excentricos e adoram cinema... ah, tem uma cachorra surda de 16 anos chamada pipa.

bom, em londres estah calor finalmente... hoje faz 13 graus e dah ateh pra andar sem blusa.

maaaaaaaaas o povo daqui estah bem triste, pricipalmente os moderninhos.

lembram daquele bairro que falei que eh o mais legal daqui, o camden town? entao, o mercado pegou fogo sabado! serio. eu fui lah domingo passado e ateh tirei fotos e tal e tinha combinado de voltar agora, mas o fogo destrui quase tudo.

ateh a amy winehouse ofereceu os 5 grammys que ela ganhou pra camden, voces assitiram?

realmente eh uma coisa bem triste, mas ninguem morreu, felizmente.

camden market, 5 dias antes do incendio que destruiu o mercado

e

o mercado depois do incendio, juro que nao fui eu...

falar em amy... ela estah em todos os jornais daqui, todos os dias. gosto muito dessa cantora, ela tem a cara de londres. pena que estah internada na reabilitacao... , mas enfim...

ah, soh passei pra falar isso mesmo e que ontem eu fui na abbey road aquela rua famosa pela capa dos beatles....

aguardem surpresas... esse foi um dos passeios mais divertidos que fiz aqui... rs.

(hoje verei fantasma da opera e um show de blues em convent garden pra comemorar o aniversario de minha querida mae)

depois volto pra falar de paris, mas tambem tenho que falar sobre os festivais de cinema e sobre o que sai sempre nos jornais daqui...

entao nos vemos depois!

maaaaae, feliz aniversario !!!!!!! i love you baby!
.
.
.
mae
.
.
.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

fotos, fotos, fotos

atendendo aos pedidos, seguem algumas (sim, porque ateh agora foram 1200) das fotos aqui de londres.
.
amanha falo de PARIS, que foi a viagem mais impressionante que eu fiz, mas por enquanto fiquem com essas fotos!
.
espero que gostem.
.
no aviao
.
no big ben
.
no rio tamisa
.
na london eye
.
gostaram?
tem mais no album do picasa....
.
.
.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

hello e bye

hello...

muitas novidades por aqui, muita coisa acontecendo, mas nao posso falar.

na verdade nao quero...


nao agora.

bom, tenho 30 minutos pra decidir e organizar uma coisa muito bacana que, se der certo, vai ser uma experiencia e tanto. acreditem.

entao deixa eu resolver minha vida e volto aqui depois.

agora soh tenho 28 minutos.
.
.
.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

carnaval com johnny depp e tim burton

`mas eh carnaval, nao me diga mais quem eh voce...`

ai ai, carnaval no brasil e eu aqui...

fico feliz por isso, nao soh por estar aqui, mas por nao estar aih vendo o carnaval de sao paulo e rio de janeiro, que odeio...

espero que voces estejam curtindo... rs.

ontem assisti ao novo filme do tim burton, sweeney todd, nao sei quando estreia aih no brasil...

pra variar tem o johnny depp no papel principal. bom, o que dizer? primeiro que adorei o cinema. em vez de pipoca, vinho e bolo. dava quase pra deitar na poltrona. ah, o cinema foi o eletric cinema, muito tradicional por aqui. aqui tem milhares de cinemas, mas escolhi este por causa da musica do caetano veloso, acho que ja disse isso, entao, alem de ver um filme bacana, o local proporcionou outra atmosfera, algo incrivel.

o filme eh bom, mas nao podemos esperar muito de tim burton. eu gosto dele, entao ja sei como eh, entao nao tem como exigir muita coisa. soh que este filme eh o mais sangrento de todos.

todos tem um pouco de comedia, suspense e sensualidade (meio implicita, mas tem), mas este tem ecxesso de tudo isso.

acho que o tim tem encontrado com o tarantino, nao eh possivel.

alem disso o filme se passa em londres, inclusive a primeira cena eh na tower hill, a dez minutos da casa onde estou hospedado.

eh um musical sobre um barbeiro que eh expulso da cidade por um cara que quer ficar com a mulher dele. depois de um tempo ele volta e o resto ja eh meio previsivel.


***

sobre a escola digo que as coisas estao dificeis. um dos motivos que me trouxe aqui foi a melhora do ingles, principalmente de vocabulario e gramatica, mas nao sabia que ia ser tao dificil. isso porque estudei 4 anos no brasil... mas estah bom, estou finalmente gostando e quando penso na volta, ja sinto (viu a cacofonia? dane-se) saudades do pessoal. (isso porque soh saio daqui em 3 semanas..., mas ok).

sobre a casa digo que estou de mudanca. pois eh, nem completei duas semanas aqui e ja estou mudando de casa... eh, amanha pego minhas coisas e vou pra outra, mas continuo no centro de londres. parece que lah e mais a cara de sao paulo, pelo menos eh o que me disseram, vamos ver! lah onde estou eh legal, mas... enfim...

coisas acontecem!

entao eh isso.
.
.
.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

alguma coisa acontece em london, london

voltando...

como estava dizendo o fim de semana foi corrido e visitei uns lugares culturalmente importantes daqui relacionados a musica, cinema, artes e literatura.

sexta (continuacao)

bricklane street
depois de ter falado com amigos e toda a familia via msn fui a uma festa em aldgate east. na verdade era uma festa aberta quase que na rua lah em bricklane. muita musica eletronica e gente esquisita. fiquei 10 minutos e fui embora. nesta rua, alem da lan house que frequento, tem uns restaurantes indianos bem bacanas. fui em um deles, mas comi batata frita com frango...

sabado

tate britain
londres eh famosa pelos museus e este eh mais um deles, soh que diferente. eh muito grande e impressiona ja na entrada. do lado de dentro muitos artistas ingleses antigos e alguns contemporaneos.

national gallery
um dos museus mais bonitos que ja vi e mais impressionantes. eh enorme e dividido entre seculos, por exemplo: pinturas de 1200 a 1300 e assim por diante. lah tem rembrant, da vinci... nao pude visitar o museu inteiro, mas vou ter que voltar com certeza. eh um lugar de beleza incrivel, incrivel.

abadia de westminster
foi lah o velorio da princesa diana. tambem outro lugar fantastico que foi construido em 616, voces tem nocao disso? e eh lah que se reuniam escritores como t.s. eliot (um dos meus preferidos) e charles dickens, entre outros. eh tambem conhecido como recanto dos poetas. muito emocionante estar aqui e ver tudo isso.

***

domingo

camndem town
passei o dia em camden town, o bairro mais fashion de londres. acho que ja falei dele, mas eh la que se reunem os punks e pessoas de todos os estilos para comprar roupas diferentes e tal.

hillsong church
essa igreja eh muito influente no brasil, principalmente no que diz respeito a musica e jovens. todos cantando, pulando, dancando, muito bacana, realmente emocionante. a mensagem foi muito bacana tambem e as musicas nem se fala. eh bonito ver, nos dias de hoje, e principalmente aqui em londres, jovens se reunindo com o proposito de cultuar a deus, tao esquecido nos ultimos dias. conheci bastante gente lah e marcamos outros encontros.

***

por enquanto eh isso. hoje vou no eletric cinema e no hyde park.

no proximo capitulo digo como foi e falo sobre os festivais de cinema que estao rolando aqui e sobre dois lugares que descobri andando por aqui.

see you.
.
.
.

portobello road, eletric cinema...

bom, como eu imaginava, chegou a crise dos sete dias. quando completei uma semana sonhei que minha avo tinha morrido e acordei mal. fui correndo - e chorando - pro telefone publico e liguei pra familia. pai chorando, mae quase. mas percebi que estava tudo bem, entao apenas marcamos um encontro via msn... foi o maximo. todos na sala falando comigo e tambem pude ve-los pela webcam.

fico imaginando como seria isso ha uns 15 anos. a saudade doeria mais. nao pelo fato de ficar longe, isso ja aconteceu antes, mas por saber que so nos veremos pessoalmente em tres semanas.

enfim, passei a manha do sabado muito angustiado, querendo saber noticias da familia e dos amigos. foi muito ruim. e comecei a questionar um monte de coisa, como por exemplo o porque de estar aqui, o porque de milhares de estrangeiros nessa terra onde todos estao de passagem, onde todos parecem fingir felicidade e fingir amizade e fingir, fingir...

by the way, depois de uma semana aqui em londres nao tenho mais a impressao de ser um turista. tirei 650 fotos em uma semana... usando o telefone, em frente ao big ben, atras do big ben, no palacio, no rio tamisa, nos museus, nas ruas, nos pubs, etc... mas agora, quando vejo outros turistas fazendo isso me sinto um veterano...

***
sexta-feira
estes ultimos tres dias, como disse, foram os mais emocionantes ateh agora. na sexta-feira fui a uma rua que queria muito visitar, mais que qualquer ponto turistico daqui.

a PORTOBELLO ROAD.

conhecem? provavelmente nao, mas eh lah que fica o ELETRIC CINEMA, citado na musica nine out of ten, de caetano veloso, do disco transa. eh o disco que mais gosto e a musica tambem...

diz assim:

Walk down Portobello road to the sound of reggae...I’m alive...
(...)
I’m alive and vivo muito vivo, vivo, vivo...
In the Eletric Cinema or on the telly, telly, telly....
Nine out of ten movie stars make me cry
I’m alive

entao... eu conheci a rua, fui ao cinema e pude conhece-lo por dentro (porque fiquei amigo de uma das garotas que trabalha lah). nao tinha como ver nehum filme porque normalmente o pessoal compra bem antes, entao comprei ingresso para ir hoje assistir ao novo filme do tim burton, obviamente com o johnny depp.
o filme chama-se sweeny todd: the demon barber of fleet street e vou assistir hoje as 18h20.

conversei com algumas pessoas na rua, mas ninguem conheci a musica, muito menos o caetano veloso. a louise, essa garota que trabalha na bilheteria, quer ouvir a musica, entao vou levar hoje em mp3. ela disse que achava estranho alguem querer visitar um lugar soh porque foi citado numa musica, mas achou isso interessante.

bom, deu o sinal da aula, entao volto depois para falar do restante do fim de semana...
.
.
.